Alagoas registrou saldo positivo de empregos formais pelo terceiro mês seguido
Alagoas cria 3,38 mil novas vagas em agosto, segundo Novo Caged
A economia de Alagoas apresentou, pelo terceiro mês consecutivo, um saldo positivo na geração de empregos formais. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o estado criou 3,38 mil novas vagas em agosto. Esse saldo é a diferença entre as 16,7 mil admissões e as 13,4 mil rescisões registradas no mês.
Embora o resultado dos últimos três meses seja favorável, é importante destacar que o saldo do ano ainda é negativo para Alagoas. Entre janeiro e agosto, o estado fechou 1.965 vagas de emprego. No entanto, o desempenho positivo do mês de agosto é um indicativo de uma possível melhora no cenário econômico do estado.
Desempenho por setores
O desempenho positivo pode ser observado em todos os cinco grandes grupamentos analisados no Novo Caged. O setor da Indústria foi o grande destaque, gerando um saldo de 2.057 vagas no mês de agosto, elevando o estoque de empregos formais no setor para 64,8 mil no estado.
O setor Agropecuário também apresentou um bom desempenho, com a criação de 599 novas vagas. Já a Construção contribuiu com 388 vagas, o Comércio com 333 vagas e os Serviços com 6 vagas.
Municípios com maior saldo
Entre os municípios de destaque, São Luís do Quitunde liderou o saldo de vagas no período, com 756 novos empregos formais. Em seguida, aparecem Rio Largo (519 vagas), São Miguel dos Campos (518 vagas), Maceió (436 vagas) e Matriz de Camaragibe (329 vagas).
Desempenho na região Nordeste e no Brasil
Além de Alagoas, a região Nordeste como um todo também apresentou um saldo positivo na criação de empregos formais em agosto. Foram registradas 63.774 vagas de trabalho com carteira assinada na região. A nível nacional, o Brasil criou 220.844 novas vagas no mesmo período, totalizando um saldo positivo de 1,38 milhão de empregos formais no acumulado do ano.
Redes sociais